sábado, 9 de novembro de 2013

DANÇA DO VENTRE: ARTETERAPIA



A Dança do Ventre Terapêutica segue a linha Egípcia, que remete ao Antigo Egito onde as sacerdotisas do Templo do Sol realizavam rituais com cânticos e várias danças em homenagem ao Deus Sol (Rá como era conhecido pelos egípcios). Envolvia uma filosofia de amor e paz. A Dança do Ventre era realizada em homenagem ao Deus Sol; à ele eram oferecidas flores de lótus, incenso, essências, água e frutas. Somente as sacerdotisas dançavam, e, neste momento, não podiam ter o corpo tocado em sinal de respeito, pois buscavam uma integração com o Universo, sentindo Deus em toda sua totalidade e também em todos os seres vivos. Por isso realizavam movimentos que representavam os animais em seus aspectos divinos, bem como os quatro elementos da natureza e suas divindades (Terra, Água, Fogo e Ar). Sentindo a harmonia cósmica, alcançavam um estado de êxtase profundo.

Os ensinamentos da Dança do Ventre Terapêutica tem como base a visão do nosso corpo em quatro partes distintas: Terra, Água, Ar e o Fogo e nos 7 chakras (centros de força por onde circulam a energia vital). Existem movimentos da dança específicos para equilibrar cada um dos 7 chakras. Seguindo esta divisão, os movimentos são ensinados para que a praticante possa se manter em equilíbrio energético absoluto, o que evita mudanças de humor e doenças. Entre outros benefícios, proporciona auto confiança, serenidade, aceitação e desbloqueio de sentimentos reprimidos relacionados ao seu corpo.

Deixando-se dançar, as mulheres vão se soltando, tornando-se pessoas mais sensíveis e fortes, harmoniosas e até mais bonitas. Resgatando a essência feminina, alcança-se o conhecimento intuitivo, a linguagem dos nossos cinco sentidos. A mulher que pratica Dança do Ventre tem consciência de seu próprio corpo. Alcança um autoconhecimento que desperta o amor próprio, fazendo-a perceber a beleza de existir, onde a forma física não é aquela ditada pela sociedade, e sim a sua própria forma seja ela qual for
.
A dança é a celebração da vida, seu ritmo representa a escala pela qual se realiza e completa a libertação.

A Dança do Ventre Terapêutica tem como objetivo principal proporcionar o renascimento da mulher como ser único, consciente de sua importância e de seu espaço no mundo.

Texto de Amani Suhair
Professora, coreógrafa e bailarina

Um comentário: